Assine a newsletter
Em cerimônia lotada, primeira ministra negra do TSE toma posse
Foto:Antonio Augusto/Secom/TSE
Política

Em cerimônia lotada, primeira ministra negra do TSE toma posse

Metrópoles

Edilene Lobo assumiu como ministra substituta do TSE, após abertura da vaga do ministro André Ramos Tavares

A primeira mulher negra a ser ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou posse no cargo nesta terça-feira (8/8). A advogada Edilene Lobo assumiu como ministra substituta, após abertura da vaga do ministro André Ramos Tavares, que se tornou titular da Corte na classe de juristas em 30 de maio deste ano.

A cerimônia lotou a Corte Eleitoral, em Brasília. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou ser uma grande honra poder dar posse à Edilene Lobo.

“Nós todos conhecemos a competência, inteligência e trabalho da Edilene. Além disso, hoje ela se torna um símbolo de respeito à diversidade, à mulher, à mulher negra”, afirmou.

Quem é Edilene Lobo

Edilene nasceu em Taiobeiras (MG). É doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ela também é professora do curso de Direito da Universidade de Itaúna (MG), atua como docente convidada da pós-graduação em Direito Eleitoral da PUC Minas Virtual e é autora de livros e artigos jurídicos.

Metrópoles

Notícias relacionadas