
Educação de Maceió é destaque em encontro científico
A Escola Municipal Natalina Costa Cavalcante, de Maceió, foi destaque no 15° Encontro Científico e Cultural da Ufal, em Arapiraca, ao apresentar práticas pedagógicas inovadoras em Matemática desenvolvidas pela professora Márcia Portela e equipe. As propostas incluíram jogos digitais, materiais manipulativos e a estratégia de rotação por estações, promovendo aprendizagem lúdica e significativa. O trabalho “Do Clique ao Cálculo: Explorando o Campo Multiplicativo com Jogos Digitais” conquistou o 1º lugar no eixo Educação Matemática, reforçando o compromisso da rede municipal com a inovação e a melhoria dos índices de aprendizagem.
A rede pública municipal de ensino, mais uma vez, se destacou em nível acadêmico com a apresentação de práticas pedagógicas inovadoras na área de Matemática. A Escola Municipal Natalina Costa Cavalcante, localizada na capital alagoana, foi reconhecida pelos trabalhos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula, durante o 15° Encontro Científico e Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizado no campus Arapiraca.
As experiências apresentadas foram desenvolvidas pela professora Ms. Márcia Portela, vice-diretora e articuladora de ensino da escola, com a colaboração das professoras Elyciclea e Joelma e o apoio da equipe diretiva. Os trabalhos refletem o compromisso da escola com a aprendizagem ativa, o uso de metodologias inovadoras e a valorização do lúdico como ferramenta pedagógica.
A apresentação dos relatos ocorreu no dia 25 de setembro, durante as atividades do Encontro Científico e Cultural da Ufal, que reuniu professores, pesquisadores e estudantes de diversas regiões do estado.
Dentre os relatos de experiências apresentados no evento, destacam-se os seguintes títulos:
● "Rotação por Estações no Ensino da Matemática com a turma do 3º ano dos anos iniciais";
● "MAJOG: Estratégias Lúdicas para o Ensino da Matemática";
● "Do Clique ao Cálculo: Explorando o Campo Multiplicativo com Jogos Digitais".
As propostas envolveram o uso de materiais manipulativos, recursos digitais e a estratégia de rotação por estações, abordando conteúdos como geometria, operações, campo multiplicativo e resolução de problemas. A intenção é promover a aprendizagem de forma significativa e contextualizada, despertando o interesse e protagonismo dos estudantes.
As práticas também estão alinhadas ao programa Se Liga no Saeb, favorecendo a consolidação de competências avaliadas por exames externos com atividades que unem o lúdico à intencionalidade pedagógica. As ações integram ainda as metas do Programa Escola 10, reforçando o compromisso com a elevação dos índices de aprendizagem e a inovação do fazer docente.
O destaque do evento foi o artigo “Do Clique ao Cálculo: Explorando o Campo Multiplicativo com Jogos Digitais”, que conquistou o 1º lugar no eixo Educação Matemática, dentro do Grupo de Trabalho da área.
A professora Márcia Portela integra o Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (Tema/Ufal), coordenado pelo professor Dr. Carloney Alves de Oliveira, também seu orientador no Doutorado em Educação (PPGE/Ufal).