Assine a newsletter
Disfonia por tensão muscular: entenda a condição que impediu atriz de falar
Divulgação
Entretenimento

Disfonia por tensão muscular: entenda a condição que impediu atriz de falar

Istoé

A atriz Kimberly Williams-Paisley revelou recentemente que passou dois anos sem conseguir falar por causa de um problema de saúde nas cordas vocais, a disfonia por tensão muscular, e que para solucionar o problema, ela precisou passar por uma laringoplastia. 

Para entender melhor a condição, o site IstoÉ Gente entrou em contato com a fonoaudióloga Juliana Venites, membro do conselho regional de fonoaudiologia de São Paulo.

“Disfonia por tensão muscular é um problema na voz ocasionado pelo excesso de tensão de força na região do pescoço”, começa a profissional. “Esse excesso de força vai fazer com que as cordas vocais, que nós chamamos de pregas vocais, não funcionem direito, não façam o fechamento adequado, gerando uma dificuldade na produção da voz”, complementa.

A especialista conta que há dois tipos de disfonia muscular. Na primeira, apesar de ter uma alteração na voz, os exames de laringoscopia não identificam nenhum prejuízo na musculatura. Já na segunda, existem alguns danos nos tecidos, com calos machucando as cordas vocais, por exemplo.

Istoé

Notícias relacionadas