Assine a newsletter
Brasil/Mundo

Di2win participa do XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação, em Maceió

Assessoria

Referência nacional no segmento de hiperautomação de processos em negócios, assim como soluções de Inteligência Artificial (IA) e Gêmeos Digitais, a deep tech Di2win participa do XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação, evento anual promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (NEPSI), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Centro Universitário de Maceió (UNIMA). Entre os destaques na edição deste ano, nesta quarta (13) e quinta (14), na UNIMA, na capital alagoana, a apresentação do artigo “Análises de gargalos em processos judiciais usando clusterização e mineração de processos” (Analysis of Bottlenecks in Legal Cases using Clustering and Process Mining).

O estudo tem autoria do Engenheiro de P&D, Vinícius Ferreira, com o suporte do professor-orientador e Head de P&D da startup, Byron Bezerra, a partir de base de dados de processos judiciais disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A morosidade nos processos judiciais é um desafio persistente para os sistemas de justiça em todo o mundo, sendo o Brasil um dos países mais afetados por esse problema. A crescente digitalização do judiciário e armazenamento de informações processuais abre portas para que técnicas de aprendizagem de máquina e mineração de processos possam trazer possíveis soluções para o entrave. O uso de técnicas como agrupamento, classificação e modelagem de processos pode contribuir para uma compreensão mais profunda do fluxo processual, oferecendo insights valiosos para aprimorar o sistema judicial”, destaca Vinicíus, que recentemente usou esse tema no seu trabalho de conclusão de curso em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE).

“Após a apresentação dos resultados, planejamos incorporar aos nossos experimentos algumas estratégias sugeridas por revisores, as quais consideramos promissoras para a evolução da pesquisa, principalmente devido à complexidade e à natureza fragmentada do fluxo de processos no sistema judiciário. Além disso, pretendemos intensificar o contato com profissionais da área jurídica, buscando discutir e implementar soluções práticas baseadas nos insights obtidos”, completa o Engenheiro de P&D.

Aceleração do Google

A Di2win foi selecionada recentemente pelo Google para participar da primeira turma brasileira de aceleração com foco em IA, através do programa Accelerator. A iniciativa, que é fruto do Google for Startups, inclui ampla agenda que contempla entrevistas e análises de desafios até avaliação de um comitê interno do Google, com mentores de vários nichos de inovação e tecnologia, como Cloud e armazenamento de dados, e as sugestões mais assertivas para decolar o negócio.

Reconhecimento internacional

Com base em vasta experiência e resultados, a Di2win compartilhou sua expertise em dois grandes eventos científicos internacionais, este ano, levando o conhecimento e a criação brasileira a novas fronteiras: o CVPR (Computer Vision and Pattern Recognition Conference), em Seattle, nos Estados Unidos, e o ICDAR (International Conference on Document Analysis and Recognition), em Atenas, na Grécia. A deep tech também fez sua estreia na Aveiro Tech Week juntamente com o projeto Brazil Tech Days, há poucos dias, em Portugal.

Assessoria

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas