Assine a newsletter
Defesa Civil de Maceió usa tecnologia para monitorar ocorrências em áreas de difícil acesso
Divulgação
Maceió

Defesa Civil de Maceió usa tecnologia para monitorar ocorrências em áreas de difícil acesso

Assessoria

A Defesa Civil de Maceió faz uso da tecnologia para auxiliar nas ocorrências atendidas pelos agentes do órgão. Em locais de difícil acesso, onde não é possível visualizar completamente o local afetado, drones são utilizados para uma melhor visualização do local.

Um dos equipamentos utilizados tem o alcance de até 10km entre o ponto de decolagem e ponto mais distante que irá alcançar durante o voo. O DJI Matrice 350 RTK, é um drone que tem resistência a condições climáticas adversas, como chuvas e ventanias, e também suporta temperaturas extremas, nos casos de incêndios. 

“Foi esse equipamento que utilizamos quando auxiliamos o Corpo de Bombeiros no acidente que ocorreu recentemente em União dos Palmares, pois é um drone equipado com uma câmera de visão noturna, oferecendo melhor desempenho para operações executadas durante a noite, de busca e resgate”, disse Matheus Montenegro, diretor operacional do órgão.

A utilização de drones auxilia também na elaboração de relatórios  técnicos, com fotos e projeção tridimensional, para posterior análise dos técnicos especialistas. Com o uso dos equipamentos a Defesa Civil Municipal consegue oferecer um atendimento rápido e seguro, para dar uma  resposta mais rápida e apontar as devidas soluções para diversos tipos de ocorrências.

Monitoramento constante

Atuando fortemente em áreas de risco de toda a capital, a Defesa Civil de Maceió mantém um monitoramento constante. As áreas de risco são mapeadas pelas equipes do órgão a fim de garantir a segurança dos moradores destas localidades.

Durante a fase que antecede o período chuvoso, esse mapeamento é feito para apontar as ações preventivas que serão necessárias em cada local. Essas ações, como limpeza de galerias de águas pluviais e desobstrução de canais, são realizadas em conjunto com outras secretarias que são parte do sistema de defesa civil.

Essa antecipação prepara a cidade para que os danos causados pelas chuvas sejam menores e a população esteja mais segura.

Assessoria

Notícias relacionadas