Daniel Vorcaro deixa carceragem da PF e é transferido para a Papudinha
Ex-banqueiro
O ex-banqueiro Daniel Vorcaro foi transferido ainda na noite de ontem para a "Papudinha", no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.
O principal alvo da Operação Compliance Zero estava na carceragem da Polícia Federal desde março, tentando fechar um acordo de delação premiada. Como as duas propostas não trouxeram fatos novos, capazes de contribuir de forma relevante com as investigações, a Polícia Federal e o Ministério Público rejeitaram o acordo.
A transferência foi um pedido da própria Polícia Federal, que alegou não ter estrutura para abrigar presos preventivos por tempo indeterminado.
A decisão foi assinada nesta quinta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça. O ministro ressaltou que a transferência não tem relação com o fracasso da delação. E negou o pedido da defesa para substituir a prisão preventiva pela domiciliar.
Mendonça determinou ainda que o ex-banqueiro fique isolado, sem qualquer tipo de comunicação com os outros presos da mesma operação, como o ex-presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, que está na mesma unidade. E também teve sua proposta de delação rejeitada nesta quinta pela PGR ao argumentar pouca utilidade para o caso, sem apresentar fatos novos ou caminhos para recuperar os recursos desviados.
A direção do presídio deverá comunicar imediatamente qualquer tentativa de intimidação ou ameaça a Vorcaro ou aos outros presos da Compliance Zero.
A Polícia Federal investiga Vorcaro por liderar um esquema de lavagem de dinheiro e corrupção para inflar o patrimônio do Banco Master. A organização criminosa também tinha a prática de intimidação de testemunhas e invasão de dispositivos informáticos. Segundo as investigações, o grupo teria inflado artificialmente carteiras de crédito falsas estimadas em 12 bilhões de reais.