
Curso sobre orçamento na Educação e captação de recursos acontece na AMA
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) iniciou nesta quinta-feira (16), em Maceió, o curso presencial “Orçamento da Educação Como Forma de Captação de Recursos: Um Olhar Direto para o CAUC”. Voltada a secretários, contadores e gestores públicos, a capacitação, ministrada pela contadora Lisa Rubik, tem carga de 16 horas e aborda desde o financiamento da educação até a elaboração do orçamento público no SIOPE, com foco no cumprimento dos índices obrigatórios e na Instrução Normativa nº 8/2025.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) deu início hoje ao curso “Orçamento da Educação Como Forma de Captação de Recursos: Um Olhar Direto para o CAUC”, em formato presencial, na sede da entidade, em Maceió.
A capacitação é voltada para Secretários de Educação, Contadores, Controladores e Gestores de Finanças e tem como objetivo orientar gestores no processo de elaboração e análise orçamentária, com foco no cumprimento dos índices obrigatórios do Financiamento da Educação e da Instrução Normativa nº 8, de 29 de janeiro de 2025.
Com carga horária de 16 horas, o curso está sendo conduzido pela contadora pública Lisa Rubik, especialista em Gestão Pública, conselheira do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL) e CEO da Decisão Consultoria. Até amanhã os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos que vão desde o financiamento da educação até a elaboração do orçamento público como facilitador no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).
Programação
📌 Dia 16 – Financiamento da Educação e etapas/modalidades para elaboração do orçamento público.
📌 Dia 17 – Principais programas da Educação, índices obrigatórios anuais e elaboração do orçamento público como facilitador no SIOPE.