Assine a newsletter
Crianças em Alagoas se tornam fluentes em inglês com programa pioneiro na educação pública
Foto: Divulgação
Artigos Diversos

Crianças em Alagoas se tornam fluentes em inglês com programa pioneiro na educação pública

Assessoria
Artigos Diversos
Artigos Diversos

Em dois anos de aulas, metodologia adotada pela rede pública municipal impactou vida da comunidade escolar e já provoca mudanças na cidade

Por Algo Mais Consultoria e Assessoria 

A Maria Júlia tem 9 anos e já é tratada como blogueira no município do Pilar, distante 35 quilômetros da capital Maceió. Ela faz parte da turma de  alunos da 1ª escola pública bilíngue do Norte e Nordeste e nas redes sociais Maju chama a atenção por falar fluentemente em inglês. A metodologia implantada há dois anos na rede municipal de Pilar (AL) tem impactado a vida dos alunos, professores e familiares. 

Durante uma visita de gestores da educação de municípios das quatro regiões do Brasil, a Maju e os colegas da escola apresentaram, em inglês, o espaço aos visitantes e perderam as contas de quantos cliques foram necessários para os registros fotográficos. “Eu acho isso tudo muito legal, porque tenho a oportunidade de falar em inglês”, afirma a estudante que sonha em ser “uma grande advogada” e conhecer o Canadá e os Estados Unidos. 

O próprio relato da pequena alagoana deixa claro que não se trata apenas de aulas de inglês. Pilar se tornou referência no ensino bilíngue da rede pública desde que adotou a metodologia Systemic Bilingual, programa pioneiro em educação bilíngue do Brasil. São 15 horas semanais de aulas em tempo integral. Em um turno os estudantes aprendem as disciplinas curriculares e no outro aprendem as mesmas atividades em inglês. 

“A nossa estrutura curricular é baseada em jornadas interdisciplinares, com integração da língua inglesa aos conteúdos de história, geografia e matemática, por exemplo. Essas jornadas envolvem um trabalho socioemocional e o resultado está nessa desenvoltura das crianças de Pilar. Elas falam em inglês e mostram competências, como falar bem em público, demonstrando autonomia e preparo”, explica Vanessa Tenório, CEO e fundadora do Systemic Bilingual. 

O aprendizado em inglês mudou a rotina dos alunos, como detalha Camila Ferreira, mãe da Maju. “No segundo ano, ela já começou a ler algumas palavras e eu fiquei maravilhada com o contato dela com a literatura, música e a arte. Essa metodologia melhorou a autoestima da Maria Júlia e a concentração, e a escola oferece um ambiente acolhedor, estimulante, onde minha filha tem um desenvolvimento não só no ambiente escolar, mas também humano”, pontua. “Estamos orgulhosos com a certeza de que o futuro da Maria Júlia será brilhante”, acrescenta Camila.

O funcionamento da Escola Bilíngue de Pilar é considerado um divisor de águas na Educação do Município, como exalta o secretário municipal Clewerton Cavalcante. “Com o programa da Systemic os alunos puderam desenvolver mais as suas habilidades. Isso mudou não só a realidade da escola, mas também de toda cidade. Temos alunos que vieram até da rede privada por acreditar na educação pública de qualidade. A nossa meta é inaugurar mais uma escola bilíngue, agora com o Fundamental II, do sexto ao nono ano”, adiantou o gestor.

Assessoria

Notícias relacionadas