Assine a newsletter
Coreia do Norte apresenta imagens de seu novo submarino nuclear
Divulgação
Brasil/Mundo

Coreia do Norte apresenta imagens de seu novo submarino nuclear

Redação com web

Kim Jong Un visitou uma fábrica de submarinos nucleares da Coreia do Norte no mesmo período em que recebeu uma mensagem de Vladimir Putin exaltando a “amizade inabalável” entre os dois países, reforçando a aproximação bilateral desde a guerra na Ucrânia. Segundo informações, Pyongyang enviou soldados para apoiar a Rússia no conflito, com milhares de mortos e feridos, enquanto Moscou oferece ajuda financeira, militar e energética. Durante a visita, Kim criticou a cooperação entre Coreia do Sul e Estados Unidos no desenvolvimento de submarinos nucleares, classificando-a como uma ameaça que deve ser enfrentada.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, visitou uma fábrica de submarinos nucleares e recebeu uma mensagem do presidente russo, Vladimir Putin, com elogios à “amizade inabalável” entre os dois países, informou a imprensa estatal.

Coreia do Norte e Rússia se aproximaram desde que Moscou iniciou a invasão da Ucrânia há quase quatro anos. Pyongyang enviou milhares de soldados para lutar ao lado de Moscou, segundo as agências de inteligência sul-coreanas e ocidentais.

Em troca, a Rússia fornece ajuda financeira, tecnologia militar e suprimentos de alimentos e energia à Coreia do Norte, segundo analistas.

Na mensagem enviada semana passada, segundo a agência estatal KCNA, Putin afirmou a Kim que os esforços “heróicos” dos soldados norte-coreanos na região russa de Kursk demonstraram a “fraternidade militante” de Moscou e Pyongyang.

Segundo estimativas sul-coreanas, quase 2.000 militares da Coreia do Norte morreram no conflito e milhares ficaram feridos.

A KCNA noticiou a carta de Putin no mesmo dia em que publicou detalhes de uma recente visita de Kim a uma base de fabricação de submarinos de propulsão nuclear, sem revelar a data.

Durante a inspeção, Kim criticou o recente esforço da Coreia do Sul para desenvolver seus próprios submarinos em parceria com os Estados Unidos, o que chamou de “ameaça que deve ser contra-atacada”.

O presidente Donald Trump deu sinal verde a Seul para construir os submarinos durante sua viagem ao país em outubro, o que provocou a indignação da Coreia do Norte, que possui armas nucleares.

Redação com web

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas