Assine a newsletter
COP 30: Secretaria da Primeira Infância assina termo que propõe incluir a criança nas discussões climáticas
Divulgação
Alagoas

COP 30: Secretaria da Primeira Infância assina termo que propõe incluir a criança nas discussões climáticas

Redação com web

A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, assinou em Belém a declaração “Legado da COP – Criança e Natureza”, durante encontro na COP 30 que reuniu gestores de vários estados. O documento reforça a importância de incluir crianças e adolescentes nas políticas climáticas, destacando sua vulnerabilidade aos impactos ambientais. A iniciativa, que será enviada a ministérios federais, defende a prioridade dos direitos da infância e o protagonismo juvenil nas ações climáticas, promovendo integração entre gestores comprometidos com o cuidado ambiental e social.

A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, assinou, na quarta-feira (12), em Belém (PA), a declaração “Legado da COP – Criança e Natureza”, durante um encontro promovido na COP 30 que reuniu gestores públicos de diferentes estados brasileiros. A iniciativa propõe fortalecer o diálogo sobre a importância de incluir crianças e adolescentes nas pautas climáticas e ambientais, reconhecendo que eles são os mais afetados pelos impactos da crise climática, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, racial e territorial.

O documento, de caráter simbólico e colaborativo, foi construído de forma conjunta por representantes de diversos entes federativos.

A declaração será encaminhada aos ministérios do Meio Ambiente, Educação e Direitos Humanos e Cidadania, como forma de sensibilizar o governo federal sobre a necessidade de que políticas de mitigação e adaptação considerem os direitos e a proteção integral das crianças.


Segundo a secretária Caroline Leite, o encontro foi uma oportunidade de construir pontes e fortalecer a rede de gestores que atuam pela infância em todo o Brasil. “Foi um espaço de diálogo e integração entre pessoas que acreditam que cuidar do planeta é também cuidar das nossas crianças.

O texto reúne princípios como prioridade absoluta dos direitos da infância e adolescência, transversalidade das políticas públicas e protagonismo infantojuvenil na busca por soluções para a crise climática. 

O encontro contou com a presença de gestores de alto escalão, como representantes dos governos da Bahia e do Espírito Santo, das Secretarias de Meio Ambiente de Minas Gerais e Assistência Social de Sergipe, da primeira-dama do Piauí, do secretário Adalberto Maluf, do Ministério do Meio Ambiente, entre outros.

Redação com web

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas