Assine a newsletter
Conta de luz: governo mantém bandeira tarifária amarela para julho
Energia elétrica. — Foto: Pixabay
Economia

Conta de luz: governo mantém bandeira tarifária amarela para julho

CBN

Acréscimo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária vai permanecer amarela no mês de julho de 2026. Com isso, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos na conta de luz.

Segundo a agência, ligada ao Ministério de Minas e Energia, a manutenção da bandeira amarela, em vigor desde abril, reflete as condições menos favoráveis para a geração de energia elétrica durante o período de estiagem.

Segundo a Aneel, Nesta época do ano, a redução dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas exige maior acionamento das usinas termelétricas, que têm custo de operação mais elevado.

 

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para informar aos consumidores, em tempo real, o custo da geração de energia no país. Quando a produção fica mais cara, a cobrança adicional é aplicada automaticamente nas contas de luz.

A Aneel também reforçou a importância do uso consciente da energia elétrica para evitar desperdícios e reduzir o impacto da cobrança extra no orçamento das famílias.

Atualmente, os valores adicionais previstos para cada bandeira tarifária são:

 

  • Bandeira verde: sem cobrança adicional;
  • Bandeira amarela: R$ 18,85 por MWh consumido (equivalente a R$ 1,88 a cada 100 kWh);
  • Bandeira vermelha – Patamar 1: R$ 44,63 por MWh (ou R$ 4,46 a cada 100 kWh);
  • Bandeira vermelha – Patamar 2: R$ 78,77 por MWh (ou R$ 7,87 a cada 100 kWh).
CBN

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas