Assine a newsletter
Conselho da APA Marituba do Peixe retoma atividades com foco na atualização do plano de manejo
Divulgação
Alagoas

Conselho da APA Marituba do Peixe retoma atividades com foco na atualização do plano de manejo

Assessoria

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) coordenou a retomada das atividades do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Marituba do Peixe, que abrange partes dos municípios de Piaçabuçu, Feliz Deserto e Penedo. O encontro aconteceu na quinta-feira (22) e reuniu representantes do poder público, instituições acadêmicas, sociedade civil e moradores da região. 

Sob a condução do gestor da APA, o engenheiro agrônomo Clayton Silva, a reunião teve como um dos principais temas a necessidade de revisão do plano de manejo, em vigor desde 2006. 

Na ocasião, os participantes fizeram um mapeamento participativo e identificaram áreas críticas, como zonas de extrativismo e produção ilegal de carvão, além de regiões com relevância ecológica. “A atualização do plano é fundamental para uma gestão mais eficiente e alinhada com os desafios atuais”, destacou Clayton. 

Representante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o professor Kim Barão também esteve na reunião e ressaltou a importância da APA como espaço para pesquisa e ensino. 

“A APA é uma região de laboratório natural para os estudos da instituição. Fazemos estudos sobre a sociobiodiversidade, que é a relação entre os humanos com a natureza, como nós a exploramos e podemos crescer junto com ela”, explicou Kim. 

A parceria com os municípios também foi enfatizada. Para o secretário de Meio Ambiente de Piaçabuçu, Ariqueides Castro, a reativação do conselho representa um avanço para a região. “É fundamental que o conselho esteja mais presente, promovendo capacitações e ações diretas nas comunidades. Piaçabuçu continuará apoiando esse trabalho”, disse. 

De maneira diversa, o Conselho Gestor da APA compreende ainda a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Ao representar o órgão, a bióloga Valdenira Chagas ressaltou a relevância do espaço como ferramenta de articulação coletiva. 

“O conselho gestor é um espaço de diálogo, participativo, onde cada um coloca as suas opiniões sobre a unidade e as soluções para que essa unidade seja fortalecida e possamos desempenhar nosso papel de coordenar trabalhos e ações que ajudem na conservação e preservação dessa unidade”, afirmou. 

Morador da APA e conselheiro há sete anos, Jhonatas Soares apontou que a revisão do plano de manejo é urgente. “As comunidades crescem e precisam de orientação clara sobre o que é permitido na área. Esse novo plano pode trazer políticas públicas importantes e fortalecer a consciência ambiental”, frisou Soares.

A APA Marituba do Peixe é marcada por áreas de várzea e abriga uma diversidade de ecossistemas, além de atividades sustentáveis promovidas por cooperativas locais. Com a retomada do conselho gestor, o IMA reforça a articulação de ações voltadas à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável na região.

Assessoria

Notícias relacionadas