
Conheça as principais praias e pontos turísticos de Pernambuco
O Estado tem inúmeras riquezas naturais e opções para quem deseja aproveitar o que de melhor a alta temporada do verão tem para oferecer
O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco e da Secretaria de Turismo e Lazer, lançou a campanha de verão "Viva um verão naturalmente incrível" com o objetivo de não só apresentar os principais destinos, mas, também, mostrar que, do litoral ao sertão, Pernambuco tem inúmeras riquezas naturais e opções para quem deseja aproveitar o que de melhor a alta temporada tem para oferecer.
A alta busca dos turistas pelo litoral pernambucano no período do verão, cidades mais procuradas durante a alta temporada, e estrutura e capacidade hoteleira para receber a demanda, foram alguns dos pontos levados em consideração na seleção dos destinos que são destacados na campanha.
No litoral Norte, é possível conhecer e aproveitar a Ilha de Itamaracá com as praias do Forte Orange, do Sossego, Enseada dos Golfinhos e Praia do Jaguaribe. No município de Igarassu, a ilha Coroa do Avião chama atenção pela formação de bancos de areia, e das águas calmas. A praia Mangue Seco guarda muitos atrativos. Pelo fato de o mar ser calmo, é ideal para o banho e prática de esportes como vela e windsurf.
O Litoral Sul também reserva lugares inesquecíveis. Porto de Galinhas com suas águas mornas e cristalinas, junto com as piscinas naturais, despertam o interesse de inúmeras pessoas. Além dos programas de mergulho com os peixes, a cidade tem uma vila que dispõe de muita gastronomia, lojas, e proporciona o contato com a cultura nordestina. Próximo a Porto, dá para visitar praias como Muro Alto e Serrambi que são ideais para quem gosta de surfar, e o Pontal de Maracaípe que confere uma bela vista do pôr do sol.
Para quem prefere ficar mais distante da agitação, a praia dos Carneiros é um ótimo lugar para descansar e curtir o contato com a natureza. Com uma capelinha à beira mar, a Capela de São Benedito, o local é marcado pela paisagem bucólica, reservando muita beleza e charme. Mais próximo a cidade do Recife, o município do Cabo de Santo Agostinho conta com as praias de Gaibu, Paraíso, Itapuama e Calhetas onde é possível praticar tirolesa diante de uma vista de tirar o fôlego. O Litoral Sul também possui ilhas. Em Sirinhaém, é possível encontrar uma de origem vulcânica, a Ilha de Santo Aleixo. Muita vegetação, mar de águas claras e formações rochosas que formam piscinas naturais são alguns dos seus aspectos.
Já o Arquipélago de Fernando de Noronha, um dos cartões-postais do Brasil, é marcado pela diversidade marinha e preservação ambiental, sendo sem dúvidas, um verdadeiro paraíso. Uma de suas praias, a do Sancho, foi eleita a melhor do mundo de acordo com a premiação Travelers’ Choice Best of the Best de 2023. No lado norte da ilha principal estão as 12 praias do “mar-de-dentro” que são: Porto, Cachorro, Meio, Conceição, Boldró, Americano, Bode, Quixabinha, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Baía dos Golfinhos e também o Sancho. Já o lado sul da ilha, chamado “mar-de-fora, conta com quatro praias: a Sueste, Atalaia, Caieira e Leão.
As cachoeiras também não poderiam ficar de fora. No interior do Estado, e possível tomar um bom banho de cachoeira nas cidades de São Benedito do Sul (Zona da Mata Sul), Bonito e Gravatá (Agreste). Em Bonito, ainda dá para praticar o ecoturismo e turismo de aventura com atividades de arvorismo, rapel e tirolesa.
No sertão, na cidade de Petrolândia, há a igreja submersa do Sagrado Coração que fica entre as águas do Rio São Francisco. Os mergulhos e passeios de lanchas e catamarãs ajudam a tornar a visita inesquecível. Quem opta por viajar para Petrolina pode desfrutar de um Balneário: a Ilha do Rodeadouro, também no Rio São Francisco, que é conhecida como "praia de água doce".
As cidades metropolitanas como Recife e Olinda, por exemplo, são ótimas escolhas para inserir no roteiro de viagem de quem vem para Pernambuco. Além de praias, possuem boa gastronomia e muita cultura. Pontes, manguezais e rios são características marcantes da cidade do Recife. Conhecida como "Veneza Brasileira", ela conta com diversos museus como o Centro Cultural Cais do Sertão, o Paço do Frevo, o Museu do Estado de Pernambuco, o Museu do Homem do Nordeste, Instituto Ricardo Brennand, dentre outros, com a primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, e teatros que reforçam a cultura do Estado como o Teatro de Santa Isabel e o Teatro do Parque.
Ainda fazem parte da tradição e história do Recife os mercados públicos, dentre eles o de São José, erguido no século XIX, no ano de 1875, e tombado como patrimônio da cultura brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan), Mercado da Madalena e da Boa Vista, e as igrejas do estilo Barroco que abarcam riqueza de detalhes, bela arquitetura e pinturas. A Basílica Nossa Senhora do Carmo, Igreja da Madre de Deus, Capela Dourada, Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Militares e Basílica da Penha são algumas delas.
Olinda, sua vizinha, é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Ela abriga um Casario colorido nas ladeiras do seu Sítio Histórico, e tem o carnaval como uma das suas festividades centrais. O Alto da Sé, área de muito interesse turístico, abriga aspectos importantes da história e cultura local.
Não se pode falar da cidade sem citar as galerias de artesanato e museus. O museu do Mamulengo, da Arte Sacra de Pernambuco, Museu Regional de Olinda, Memorial do Xambá, e o Museu de Arte Contemporânea, a deixam ainda mais convidativa.
Olinda ainda conta com a casa dos bonecos gigantes – onde é possível conhecer mais sobre a confecção e história dos bonecos que são tradição do carnaval da cidade - e mercados públicos com edificações características do Brasil Colonial – por meio deles, os turistas podem saber mais a respeito da cultura, artesanato e gastronomia local – como o Mercado da Ribeira e Eufrásio Barbosa.
Os Conventos, Mosteiros e Catedrais fazem parte do seu espaço religioso e estão intimamente ligados à história local pois alguns foram construídos no mesmo período em que a cidade foi erguida. O Mosteiro de São Bento, a Catedral da Sé, a Igreja da Misericórdia, a Igreja do Amparo e o Convento São Francisco são alguns dos pontos mais visitados.
A campanha foi lançada em duas datas: a primeira sendo no dia 17 de agosto, em São Paulo, onde foram reunidos representantes das principais operadoras do país, uma vez que São Paulo é um dos principais polos emissores de turistas para Pernambuco, e no dia 25 do mesmo mês, no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife.
Os materiais produzidos contam com vídeos de 60, 30 e 15 segundos e peças publicitárias que estão sendo veiculados nacionalmente em TVs aberta, fechada, mídias digitais, sites, revistas e jornais especializados em viagens, aeroportos e outdoors em várias cidades e regiões do país. Um dos locais importantes no qual a campanha está sendo exibida é no Boulevard Live, em Brasília, - maior painel de Led da América Latina - que está situando em um dos pontos mais estratégicos da cidade pois fica próximo ao Eixo Monumental, importantes vias de acesso, pontos turísticos e hotéis. Em média, há 82.876 visualizações da campanha por dia.
Além disso, há ainda o Manual do Operador - verão -, com as principais informações direcionadas a quem vende os destinos, Folders que apresentam as 10 experiências incríveis no Estado, e mapas de bolso. O intuito é despertar o interesse dos turistas (sejam nacionais ou internacionais) em colocarem Pernambuco em seus planejamentos de viagens.
Pernambuco é sol, e é mar, mas também é cachoeira, é rio, é cultura, história e boa gastronomia. Quem visita o Estado pode ter a certeza que ao sair, levará consigo experiências marcantes, boas memórias e imensa vontade de retornar.