Congresso aprova MP que aumenta em 10 vezes o programa Vale Gás
Benefício
Foi aprovada a medida provisória do novo Vale Gás, programa voltado à ampliação do acesso de famílias de baixa renda ao gás de cozinha e apontado pelo governo Lula como um dos mais relevantes neste momento pré-eleitoral. A iniciativa reformula o modelo anterior do benefício e amplia o número de famílias que podem ser atendidas.
O programa substitui o antigo auxílio gás, que fazia o pagamento em dinheiro. Com a nova regra, o benefício passa a ser concedido por meio de um Vale Gás eletrônico, com uso de um cartão para a compra do botijão.
Segundo o governo, a principal vantagem é a ampliação do alcance. Antes, cerca de 5 milhões de famílias eram atendidas. Agora, a estimativa é que o número possa chegar a até 50 milhões de famílias.
O novo formato estabelece diretrizes para o programa que, originalmente, haviam sido criadas ainda no governo Bolsonaro, mas agora passam por reformulação.
Além do Vale Gás, a medida aprovada também prevê a criação de um fundo com recursos para evitar desastres e garantir apoio na área rural. O Vale Gás é tratado pelo governo federal como um dos focos prioritários neste ano eleitoral.