Assine a newsletter
Como saber se seus dados cadastrais de chaves Pix foram expostos
Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
Brasil/Mundo

Como saber se seus dados cadastrais de chaves Pix foram expostos

Metrópoles

Nesta segunda-feira (17/3), o Banco Central informou o vazamento de dados cadastrais de mais de 25 mil chaves Pix

O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira (17/3), o primeiro vazamento de dados no Pix deste ano. Ao todo, foram vazados dados cadastrais de 25.349 chaves Pix. Saiba a seguir como verificar se suas informações foram expostas.

A autoridade monetária explicou que os clientes que tiveram dados cadastrais obtidos serão “notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição financeira”.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, reforçou o órgão em nota.

O vazamento afetou os clientes da fintech QI Sociedade de Crédito Direto S.A. O incidente ocorreu entre 23 de fevereiro e 6 de março “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição”, segundo o BC.

Ao Metrópoles, a QI SCD reiterou que ocorreu uma “falha pontual”, que foi “imediatamente corrigida”. “As informações expostas limitaram-se a dados cadastrais e não envolvem informações sigilosas”, disse a fintech.

“Além disso, não permitem a realização de pagamentos ou transferências, nem o acesso a contas ou a outras informações de natureza bancária”, conclui.

O BC comunicou o vazamento das seguintes informações:

  • nome do usuário;

  • CPF com máscara;

  • instituição de relacionamento; e

  • agência, número e tipo da conta.

No entanto, dados sensíveis não foram expostos (exemplos: senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, e quaisquer outras informações sob sigilo bancário).

Vale ressaltar que, como os dados vazados são de natureza cadastral, não é possível fazer movimentação de recursos e nem ter acesso às contas ou a outras informações financeiras.

Metrópoles

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas