
Com história de lutas, Marcos Barbosa quer renovar mandato
Deputado estadual com mandato reconquistado cinco vezes, como reconhecimento por sua atuação na Assembleia Legislativa e no contato direto com a população, Marcos Barbosa é o político vencedor e o desportista vitorioso que prefere ser chamado de ‘amigo’, nome que usa nas campanhas eleitorais compondo um slogan que é a marca do seu sucesso com o eleitorado: ‘É bom ter um amigo’.
Avesso ao barulho promocional que tanto satisfaz à classe política, Marquinhos – como o parlamentar é chamado pelos mais próximos – prefere atuar de forma discreta, sem trombetear seus feitos, mas certo de que suas ações são acompanhadas pela população.
Os beneficiários de suas intervenções no Poder Legislativo e na relação com o governo do Estado sabem, mas muitos ignoram, por exemplo, que o Hospital da Criança – última grande obra inaugurada por Renan Filho antes de renunciar ao cargo para concorrer ao Senado – nasceu de uma reivindicação sua plenamente atendida.
Outros apelos, na área da saúde pública, foram atendidos e hoje as populações mais carentes agradecem, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída e já em funcionamento no Jacintinho, um dos bairros mais populoso da capital alagoana.
Mais recentemente, atendeu apelo de uma legião de advogados alagoanos e conseguiu que seus companheiros de Parlamento aprovassem projeto de lei concedendo a essa categoria um desconto de 50% nos bilhetes de acesso às centros artísticos e casas de shows.
Em conversa com o jornalista Romero Vieira Belo, Marcos Barbosa explica o segredo de seu sucesso na já longa trajetória política:
- Nunca prometo, não sou de assumir compromisso que não posso cumprir. Não o faço por dois motivos: pesa na consciência e gera descrédito. Quando você diz ‘vou fazer, e não faz’, você perde credibilidade, e ninguém sobrevive na política sem a confiança dos eleitores, da população em geral. Por isso, só assumo o que de fato posso viabilizar. E não raro faço minhas indicações, meus apelos sem ter sido provocado, mas simplesmente porque é minha obrigação.
Presidente do Clube de Regatas Brasil por muitos anos, Marcos Barbosa é, antes de tudo, nesse terreno emocional, um torcedor que sofre e que comemora, mas, sobretudo, que sempre acredita no time do seu coração. “O CRB faz parte de minha vida”, resume.
Aliado de Renan Filho e do senador Renan Calheiros, apostou no sucesso do governo instaurado em janeiro de 2015 e renovado em janeiro de 2019, e comemora como a maioria dos alagoanos:
- Nosso Estado mudou, Alagoas voltou aos trilhos do desenvolvimento, avançou muito nesses últimos sete anos, na saúde, na educação, na segurança, em rodovias, em viadutos, em oferta de água no interior, em programas sociais, em boas relações com o funcionalismo, e eu me sinto gratificado por ter participado desse novo tempo aprovando as propostas e projetos do Executivo no âmbito do Poder Legislativo.
Sua trincheira de luta, hoje, é o Parlamento Estadual, mas o deputado Marcos Barbosa nunca esquece sua origem política:
- Comecei como vereador de Maceió, eleito pela primeira vez em 1993 e reeleito para mais dois mandatos. Foi aí, no corpo a corpo, na lide diária, nos contatos pessoais atendendo à população, que abri caminho para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa, em 2003, e ser reconduzido em sucessivos pleitos.
Marcos ascendeu ao Parlamento, mas sua vaga na Câmara foi ‘preservada’, pois até hoje é ocupada por Silvania Barbosa, sua esposa e companheira de muitas batalhas vitoriosas.