Assine a newsletter
Parque Shopping recebe exposição do Ministério Público em alusão ao Agosto Lilás
Foto: Divulgação
Artigos Diversos

Parque Shopping recebe exposição do Ministério Público em alusão ao Agosto Lilás

Assessoria
Artigos Diversos
Artigos Diversos

Ação faz parte do calendário de pautas sociais do mall
Por Algo Mais Assessoria e Consultoria

Como parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, o Parque Shopping Maceió receberá, durante o mês de agosto, uma exposição especial promovida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). A exposição poderá ser visitada gratuitamente durante o horário de funcionamento do mall.

A mostra ocupará um espaço em frente à loja Lupo, no piso L1, onde será fixada uma instalação que retrata a transformação do pensamento feminino a partir do momento em que a mulher decide sair do ciclo de violência, além de um mural onde o público poderá deixar mensagens de apoio para que  mulheres que vivem dentro de um relacionamento abusivo se sintam encorajadas para romper o silêncio. Canais de denúncia e acolhimento às vítimas também estarão disponíveis nas peças.

Para a gerente de Marketing do Parque Shopping, Emília Mendes, a iniciativa reforça o papel social do empreendimento como espaço de diálogo com a comunidade. "Sabemos da importância de abrir espaço para temas que precisam ser discutidos com seriedade e empatia. Apoiar o Agosto Lilás é contribuir para que mais pessoas tenham acesso à informação e à conscientização sobre o combate à violência contra a mulher”, disse a gerente.

A promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do MPAL, Ariadne Dantas, acredita no poder da conscientização por meio de um trabalho educativo: “A importância do enfrentamento à violência doméstica está diretamente ligada à proteção da dignidade humana, à promoção da igualdade de gênero e à construção de uma sociedade mais justa, segura e solidária. Essa luta não é apenas uma questão de segurança pública, mas também de direitos humanos, saúde, justiça social e desenvolvimento”, declarou a promotora.

Ariadne esclarece que todos os anos o MPAL busca estratégias que provoquem reflexões na sociedade. “Sendo assim, ter a parceria do Parque Shopping nos ajuda nessa missão de promover conscientização e mudança de comportamento. Por isso, a exposição, para nós, é uma das grandes ferramentas que utilizamos, visto o número de pessoas que transitam dentro dos grandes centros de compras”, disse. Ela lembra que os números de feminicídio e agressões físicas e psicológicas têm aumentado, mantendo, assim, dados exorbitantes em todo o país.

Como denunciar:
Pelo Ministério Público, é possível realizar a denúncia pela Ouvidoria, através do https://www.mpal.mp.br/ouvidoria, pelos telefones (82) 2122-3512 ou (82) 98188-4515 ou, ainda, pelo aplicativo Ouvidoria MPAL, disponível tanto para o sistema IOS quanto para Android.

Em caso de emergência, o mais recomendado é acionar a Polícia Militar (PM) através do 190. Há ainda o Disque 180, um serviço telefônico gratuito do governo federal brasileiro para receber denúncias de violência contra a mulher e fornecer informações e orientações sobre direitos e serviços disponíveis. O serviço funciona 24 horas por dia e também oferece atendimento via WhatsApp no número (61) 9610-0180.

SERVIÇO
Exposição Agosto Lilás
Local: Parque Shopping Maceió, em frente à Lupo (piso L1)
Data: de 05 a 31 de agosto
Horário: das 10h às 22h (seg a sab) e das 12h às 22h (dom)
Gratuito

Assessoria

Notícias relacionadas