Com aprovação dos clubes, Copa Alagoas terá novo formato em 2024
A Federação Alagoana de Futebol definiu nesta quinta-feira o novo modelo de disputa para a Copa Alagoas em 2024. Para a próxima temporada, a competição será disputada por doze times, sendo os oito clubes da Primeira Divisão do Alagoano 2023, e também os quatro semifinalistas da Copa Alagoas 2023. O Conselho Arbitral foi realizado na Casa da Aposentadoria, em Penedo.
Os participantes da Copa Alagoas 2024 são: ASA, CEO, Coruripe, CRB, Cruzeiro-AL, CSA, CSE, Desportivo Aliança, Dimensão Saúde, Murici, Penedense e Zumbi.
A copa deve começar em 31 de janeiro e tem a final prevista para 31 de março.
Dirigentes e diretores da FAF no arbitral da Copa Alagoas — Foto: Leonardo Freire / ge
Presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó falou sobre a mudança de formato e a tentativa de acerto da federação.
- Faço sempre questão de frisar também que nada é definitivo, a gente ta tentando acertar sempre, mas a gente erra no meio do caminho, e quando a gente erra, a gente tem a capacidade de reavaliar e tentar melhorar. Acho que a Copa Alagoas foi um pouco isso, acho que a gente acabou atropelando um pouquinho as coisas, no intuito de fazer uma competição um pouco maior, que envolvesse todos os clubes de primeira e segunda divisões. [...] A ideia desse ano foi dar uma enxugada na competição sim, para tornar ela mais forte.
Felipe Feijó, presidente da FAF — Foto: Leonardo Freire / ge
Formato da Copa Alagoas 2024
As equipes estão divididas em dois grupos (confira abaixo). Os times do Grupo A enfrentam os do B, em jogos apenas de ida. Ao final da primeira fase, os dois melhores colocados de cada chave avançam para a semifinal e final.
Nas semifinais, o 1º colocado do Grupo A enfrenta o 2º da mesma chave, repetindo a fórmula no Grupo B. O vencedor de cada semifinal se classifica para disputar o título.
Grupo A: CRB, Coruripe, CSE, Cruzeiro-AL, Penedense e Dimensão Saúde
Grupo B: ASA, Murici, CSA, Desportivo Aliança, Zumbi e CEO
Confira os Grupos da Copa Alagoas — Foto: Leonardo Freire / ge
Vagas
O vencedor da Copa Alagoas garante uma vaga na Série D de 2025. Além disso, a equipe ganha o direito de disputar uma vaga na Copa do Brasil. A disputa será através de uma seletiva com o terceiro colocado do Campeonato Alagoano.
A fórmula
1ª Fase - Os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B, com partidas só de ida. Cada equipe jogará três vezes em casa e três fora de casa. Quando terminar a primeira fase, os dois melhores se classificam para a semifinal.
Semifinal - Nesta etapa, o primeiro colocado de cada grupo enfrenta o segundo de sua respectiva chave (1ºA x 2ºA e 1ºB x 2ºB), com os primeiros colocados disputando o jogo de volta em casa. Se houver empate na soma dos dois jogos do mata-mata, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Final - Será disputada em dois jogos, com a segunda partida tendo como mandante a equipe que tiver a melhor pontuação geral. Não há vantagem em caso de empate na soma dos dois resultados. Caso a fase final termine em igualdade, o campeão será conhecido através da cobrança de pênaltis.