Assine a newsletter
Circuito Câmara encerra ano com mais de 200 participantes e diversidade de públicos
Divulgação
Maceió

Circuito Câmara encerra ano com mais de 200 participantes e diversidade de públicos

Redação com assessoria

O Circuito Câmara encerrou o ano recebendo estudantes da Escola Padre Brandão Lima, somando mais de 200 alunos atendidos em 2025. O programa aproxima a população da Câmara de Maceió, apresentando seu funcionamento e incentivando cidadania e participação política. A edição contou com diversidade de públicos, incluindo estudantes surdos e jovens com síndrome de Down. A Escola do Legislativo celebra os resultados e planeja ampliar o projeto em 2026.

O Circuito Câmara realizou nesta quinta-feira (11) sua última edição do ano, com a visita de duas turmas da Escola Municipal Padre Brandão Lima, no Benedito Bentes. Ao longo de  2025, o programa recebeu oito grupos e impactou mais de 200 estudantes, fortalecendo a proposta de aproximar a Câmara Municipal de Maceió da população e ampliar o entendimento sobre cidadania, democracia e o papel dos vereadores.

Diretora da escola visitante, Emília Soares destacou a importância de os alunos conhecerem a estrutura e a rotina da Casa. “A gente sempre trabalha para que eles entendam o que é a democracia, o que é a cidadania, e entendam que eles fazem parte desse mundo. Eles não são só o Benedito Bentes, mas fazem parte de Maceió, de Alagoas, do Brasil e do mundo. Tirar da escola pra vir até a Câmara e mostrar, ‘olha, aqui tem um outro mundo que você pode participar também’, isso é muito importante”.

A visita despertou curiosidade entre os estudantes e o desejo de um dia se candidatar a um cargo eletivo. Ana Júlia, do 7º ano, disse que a experiência reforçou o interesse da turma pela política. “Estou achando muito legal a gente conhecer a Câmara dos Vereadores. Eu já vi alguns colegas meus falando que já têm vontade de entrar, fazer parte da política e isso é muito bom”, contou.

Responsável pelas atividades do Circuito Câmara, a servidora da Escola do Legislativo, Clara Gonçalves, celebrou o encerramento do programa destacando a diversidade de públicos atendidos. Além das escolas municipais, o programa recebeu universitários de cursos de Direito, estudantes da Educação de Jovens e Adultos e adolescentes com síndrome de Down atendidos pelo Instituto Amor 21. Na turma da última edição, participaram também duas estudantes surdas, que foram auxiliadas pelas intérpretes de libras da Casa.

“Estamos muito felizes e realizados. O legal é que a gente está tentando trazer uma diversidade de participantes para o Circuito. Esta é a última edição do ano, mas esperamos que no próximo ano a gente só aperfeiçoe, aprimore e consiga trazer ainda mais pessoas”, afirmou.

Criado para aproximar o Poder Legislativo da sociedade, o Circuito Câmara é coordenado pela Escola do Legislativo e integra a política da Casa de promover educação cidadã. Com dinâmicas e palestras em uma linguagem simples e acessível, as visitas apresentam o funcionamento da Câmara, as atribuições dos vereadores e a importância da participação social. A expectativa da Escola é ampliar o alcance do programa em 2026.

Redação com assessoria

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas