Assine a newsletter
Campanha de Multivacinação começa no dia 6 de outubro nos 102 municípios alagoanos
Divulgação
Saúde

Campanha de Multivacinação começa no dia 6 de outubro nos 102 municípios alagoanos

Redação com assessoria

Alagoas inicia na segunda-feira (6) a Campanha de Multivacinação em todos os 102 municípios, voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos, com atualização da caderneta até 31 de outubro e Dia D no dia 18. Serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional, incluindo proteção contra poliomielite, sarampo, HPV, covid-19 e febre amarela, em estratégia para recuperar a cobertura vacinal e evitar o retorno de doenças já eliminadas no país.

A partir de segunda-feira (6), Alagoas inicia a Campanha de Multivacinação nos 102 municípios. A iniciativa visa atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos, garantindo a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis.

 

A ação se estende até o próximo dia 31 deste mês. O Dia D da campanha está marcado para o dia 18, conforme determinação do Ministério da Saúde.

 

Entre as vacinas a serem disponibilizadas, estão as que protegem contra a poliomielite, sarampo, HPV, covid-19 e febre amarela, por exemplo.


A assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Rafaela Siqueira, destaca que serão disponibilizadas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Ela ressalta que as 102 secretarias municipais de saúde devem seguir as diretrizes já estabelecidas pelo Ministério da Saúde, ou seja, as cadernetas de vacinação serão avaliadas e atualizadas de acordo com a situação encontrada, imunizando de forma seletiva.

 

“Em paralelo a esta atualização das vacinas da rotina e, diante do cenário epidemiológico atual do sarampo no Brasil, recomendamos que todas as pessoas na faixa etária de 12 meses a 59 anos tenham sua situação vacinal criteriosamente avaliada com relação à vacinação contra o sarampo (tríplice e tetraviral). Já aquelas que não possuem esquema atualizado ou não possuem registro de doses, devem proceder à administração das doses necessárias, conforme o Calendário Nacional de Vacinação”, esclareceu Rafaela Siqueira.

 

Segundo ela, o PNI Estadual está trabalhando em apoio aos 102 municípios, visando assessorá-los tecnicamente na execução de mais uma estratégia. “Ela consiste em resgatar as altas coberturas vacinais na população alagoana e, deste modo, protegê-la para evitar doenças que são imunopreveníveis, como o sarampo e a poliomielite”, completa.

 

Estratégia

 

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 6,8 milhões de doses foram distribuídas para todo o país. Além da mobilização presencial, os pais e responsáveis poderão acompanhar a situação vacinal das crianças pelo aplicativo Meu SUS Digital, que já conta com a Caderneta Digital de Saúde da Criança.


O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a mobilização é fundamental para garantir a saúde coletiva e evitar o retorno de doenças já eliminadas no Brasil.

 

“A vacinação é um ato de cuidado e de responsabilidade. Precisamos que todos os pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Só com altas coberturas vacinais podemos manter o sarampo, a poliomielite e outras doenças afastadas do nosso estado”, ressaltou o secretário.

Redação com assessoria

Notícias relacionadas