Câmara de Maceió destaca passagem dos 75 anos da Faculdade de Medicina
A Câmara Municipal de Maceió homenageou, nesta segunda-feira (13), profissionais da Faculdade de Medicina da Ufal pelos 75 anos da instituição, em sessão proposta pela vereadora Teca Nelma. Foram entregues nove comendas e um título de cidadão honorário a médicos, professores e servidores que contribuíram para o desenvolvimento da ciência, da educação e da saúde pública em Alagoas. Teca destacou o papel transformador da Famed e a importância de reconhecer o trabalho desses profissionais em vida.
A Câmara Municipal prestou homenagem, na tarde desta segunda-feira (13), aos profissionais da Faculdade de Medicina (Famed), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), de autoria da vereadora Teca Nelma. Foram entregues nove comendas e um título de cidadão honorário a quem tem se dedicado em contribuir de forma exemplar para o desenvolvimento de Maceió, da ciência, da educação e da saúde pública.
Ao presidir a sessão solene, que foi realizada na Associação Comercial, Teca Nelma destacou que a Câmara tem a iniciativa de homenagear as personalidades em vida para que os profissionais se mantenham incentivados a continuar transformando a realidade da população.
“Hoje, homenageamos profissionais que, mesmo com trajetórias distintas, compartilham algo em comum: o amor pelo que fazem e a vontade de transformar realidades. São médicos, professores, pesquisadores e servidores que dedicaram suas vidas ao conhecimento e ao cuidado com o outro. A importância da Faculdade de Medicina da Ufal, nesses 75 anos, tem um papel fundamental na história e no desenvolvimento do nosso estado. São pessoas que dedicam suas vidas a servir à população alagoana com competência, ética e sensibilidade. Mais do que uma instituição de ensino, a Famed é um espaço de transformação social”, discursou Teca Nelma.
Antes da entrega das comendas, a vereadora chamou para compor a mesa a prefeita de Atalaia, Cecília Hermann; a secretária-executiva de Turismo do Estado, Marília Hermann; a vice-reitora da Ufal, Eliana Cavalcanti; e a diretora da Famed, Angela Canuto.
*Homenagens*
Receberam as Comendas Escritor Graciliano Ramos as professoras Jadenilse Silva de Lemos e Josineide Francisco Sampaio. A Comenda Arthur Ramos foi entregue à servidora pública Adenize Ribeiro da Silva e ao professor Reginaldo José Petroli. Já a Comenda Desembargador Mário Guimarães foi entregue às professoras Divanise Suruagy Correia e Vicentina Esteves Wanderley.
A Comenda Deputada Selma Bandeira foi entregue à professora Délia Maria de Moura; a Comenda Amiga da Criança foi entregue à médica Mércia Lamenha Medeiros; a Comenda Noraci Pedrosa foi dedicada à médica Thaís de Alencar Mendonça Moraes.
Por fim, foi entregue ao médico Iramilton Figueirêdo Moreira o Título de Cidadão Honorário de Maceió. Natural de Cajazeiras, na Paraíba, ele cresceu no Sítio Genipapo em Palmeira dos Índios e construiu uma carreira marcada pela dedicação à Medicina, à docência e à pesquisa acadêmica.
Integrantes da mesa e homenageados também usaram a palavra para agradecer as honrarias recebidas, ressaltando as respectivas trajetórias no curso da saúde, bem como os 75 anos da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Alagoas.