Assine a newsletter
Brasil registra 59 suspeitas de contaminação por metanol; 11 casos são confirmados
Foto: PxHere
Brasil/Mundo

Brasil registra 59 suspeitas de contaminação por metanol; 11 casos são confirmados

CBN

Alerta

O Brasil já registra 59 notificações de contaminação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Desse total, 11 casos foram confirmados até o momento.

 

 

Entre as notificações, cinco ocorreram em Pernambuco e uma no Distrito Federal, o caso do rapper Hungria, que foi internado na UTI na tarde desta quinta-feira (2). Os demais casos foram registrados no estado de São Paulo.

Uma morte por contaminação por metanol já foi confirmada em São Paulo. Entre as sete mortes que ainda estão sob investigação, duas ocorreram em Pernambuco, três na cidade de São Paulo e duas em São Bernardo do Campo. Os principais sintomas são dores abdominais e alterações visuais, geralmente associadas ao consumo de álcool.

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a equipe começou a identificar uma anormalidade na última semana, quando, em apenas um mês, o número de casos em São Paulo ultrapassou o total registrado em um ano. Ele ainda informou que a expectativa é que haja um aumento na notificação dos casos suspeitos após a sensibilização da rede pública de saúde.

Padilha recomendou que as pessoas evitem ingerir bebidas destiladas, principalmente quando não há certeza da origem.

O ministro disse que as alternativas para o tratamento são o etanol farmacêutico e o fomepizol. Sobre etanol, o Ministério da Saúde fará uma compra inicial de 5 mil fármacos, o que rende cerca de 30 mil ampolas do medicamento. O governo está negociando com fornecedores que possuem capacidade de produção e já conta com atas de registro de preços. Padilha não falou em valores, mas afirmou que o Ministério da Saúde irá comprar o medicamento independentemente do valor.

Sobre o fomepizol, o medicamento ainda não circula no Brasil e não há preço pré-definido. Mas, o governo federal tenta negociar a chegada da medicação. O Ministério da Saúde instalou oficialmente nesta quinta-feira (2) uma Sala de Situação para acompanhar o cenário e falou que a contaminação por metanol foi uma ação criminosa de pessoas que romperam lacres de produtos destilados.

CBN

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas