Assine a newsletter
Botânicos mirins conhecem viveiro de plantas nativas do IMA
Divulgação
Alagoas

Botânicos mirins conhecem viveiro de plantas nativas do IMA

Redação com assessoria

Crianças do projeto Botânico Mirim visitaram o viveiro de plantas nativas do IMA/AL, onde aprenderam sobre cultivo, compostagem e a importância da preservação ambiental. A atividade, conduzida por técnicos do órgão, permitiu que elas plantassem sementes que serão usadas em futuras ações do projeto Alagoas Mais Verde, iniciativa criada em 2015 para arborizar municípios e recuperar áreas desmatadas, já tendo ultrapassado 1 milhão de mudas plantadas em Alagoas.

Mudas de plantas, sementes e terra preta nas mãos. Assim foi a manhã das crianças participantes do Botânico Mirim, na quarta-feira (19), ao visitar o viveiro de plantas nativas do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).

Na oportunidade, os pequenos conheceram a dinâmica de trabalho dentro de um viveiro, a importância e técnicas de cultivo de espécies diversas dos biomas de Alagoas. O momento foi conduzido pelos técnicos do IMA/AL que apresentaram alguns frutos, mudas, processo de compostagem e sementeira.


“Foi um momento muito rico, onde eles tiveram a oportunidade de cultivar sementes que usaremos nas nossas próximas ações, levando essas plantas para a natureza”, destacou Wictor Thomas, coordenador do projeto Alagoas Mais Verde.

Com os olhinhos curiosos e atentos, Liz Barreto, 10 anos, participou do momento. “Aprendi sobre várias plantas, inclusive sobre o Pau-Brasil que está em extinção”, explicou a pequena.


Para Darwin Lourenço, 11 anos, a manhã também foi repleta de aprendizado. “Achei bem legal porque a gente aprendeu sobre compostagem que é um material que nutre as plantas”, afirmou.

O momento fez parte da reta final da programação da 4ª Edição do Botânico Mirim, projeto conduzido pelo Herbário MAC. “Trabalhamos com eles a importância da arborização de uma forma dinâmica e lúdica, com a mão na terra, participando efetivamente do processo”, ressaltou a consultora ambiental, Erlande Lins.


Sobre o Alagoas Mais Verde

Criado em 2015, o projeto Alagoas Mais Verde busca levar mais arborização aos municípios alagoanos e recuperar áreas desmatadas, com o plantio de mudas de árvores nativas. Algumas espécies utilizadas no projeto são amplamente conhecidas e presentes nos biomas do Estado, a exemplo da aroeira-vermelha (Schinus Terebinthifolia), ingá (Inga edulis), ipê-amarelo (Handroanthus Ochraceus) e saboneteira (Sapindus saponaria). Em junho de 2021, a iniciativa bateu a meta de 1 milhão de mudas plantadas em todo o território alagoano.

Redação com assessoria

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas