
Bordado Filé: Secretaria do Trabalho forma primeira turma do curso no Emprega Mais Alagoas
O programa Emprega Mais Alagoas, da Seteq, concluiu a primeira turma do curso de Bordado Filé em Piaçabuçu, formando 24 alunas que agora estão aptas a produzir o artesanato considerado patrimônio imaterial de Alagoas. Com 180 horas de duração, o curso foi ministrado pela artesã Adriana Gomes e marca a expansão da tradição antes restrita a Pontal da Barra e Marechal Deodoro. Já com mais de 2 mil trabalhadores qualificados em todo o estado, o programa segue ampliando cursos e oportunidades para geração de emprego e renda.
O programa Emprega Mais Alagoas da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) concluiu esta semana a primeira turma do curso de Bordado Filé para 24 alunas da cidade de Piaçabuçu. Patrimônio Imaterial de Alagoas, a arte do bordado filé alagoano agora também será produzida na cidade do litoral sul de Alagoas graças aos conhecimentos adquiridos durante o Emprega Mais Alagoas na região.
Com duração de 180 horas, o curso foi ministrado para 24 alunas de Piaçabuçu pela professora e artesã Adriana Gomes, responsável pelo grupo produtivo Renda-Se Encantos do Filé.
Durante as aulas, foram passadas as técnicas e os tipos do bordado filé alagoano, que tradicionalmente é encontrado no Pontal da Barra em Maceió e também em Marechal Deodoro, região que também possui a exclusividade da Indicação de Procedência (IP) do filé. Ao final do curso elas desfilaram com as peças que produziram e estão aptas a iniciar suas produções do artesanato patrimônio imaterial alagoano no litoral sul do estado.
Na cerimônia de entrega dos certificados, realizada na última segunda-feira (29), estiveram presentes o secretário executivo de Gestão da Seteq, Erik Silveira, ao lado do prefeito de Piaçabuçu, Rymes Lessa, do vice-prefeito da cidade Carlos Ronalsa, da secretária municipal da Mulher Jayane Araújo e demais autoridades.
“A felicidade maior é saber que o governo de Alagoas, através da Secretaria do Trabalho, está mudando a vida de milhares de alagoanos. Com qualificação garantimos mais oportunidade de emprego e renda. Aqui em Piaçabuçu formamos a primeira turma do bordado filé, abrindo portas para que o nosso artesanato, nosso patrimônio imaterial esteja ainda mais vivo aqui na região por mulheres guerreiras e batalhadoras. E essa foi apenas a primeira turma. Em breve levaremos o curso do bordado filé para outros municípios” , destacou o secretário Erik Silveira.
O programa
O Emprega Mais Alagoas já ultrapassou a marca de 2 mil trabalhadores qualificados
nos mais diferentes cursos. Executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação – Seteq, o Emprega Mais Alagoas oferece cursos de qualificação em diversas áreas e está chegando em vários cantos de Alagoas.
Todos os trabalhadores recebem certificados de qualificação profissional e muitos já estão ganhando dinheiro com o que aprenderam. A ampliação dos cursos e a interiorização do programa reforçam o compromisso com a inclusão produtiva e a qualificação profissional dos alagoanos.
Nos próximos meses mais cidades irão receber novas turmas do Emprega Mais Alagoas. Acompanhe depoimentos de alunos que já concluíram os cursos e os anúncios das novas oportunidades no Instagram da Secretaria do trabalho @seteqalagoas.