Bancos fecham mais cedo nesta quarta e reabrem só na sexta; veja horários
Na véspera de Natal, dia 24, os bancos funcionam em horário reduzido, e no dia 25 não há atendimento bancário nem expediente da B3. As atividades retornam ao normal na sexta-feira, 26, onde não houver feriado local. Durante os dias sem compensação bancária, operações como TED ficam suspensas, mas o Pix segue funcionando normalmente; contas de consumo podem ser pagas no próximo dia útil sem multa, enquanto tributos devem ser quitados antecipadamente para evitar juros.
Nesta quarta-feira, 24, véspera de Natal, os bancos terão o horário de atendimento reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília, ou das 8h às 10h nos estados com diferença de 1 ou 2 horas em relação à Brasília.
Na quinta-feira, dia 25 (Natal) não haverá expediente bancário e as instituições financeiras não abrirão para atendimento presencial ao público. Já na sexta-feira, 26, os bancos irão funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal.
A B3 não terá pregão nos dias 24 e 25 de dezembro, e volta a funcionar normalmente na sexta-feira, 26.
Quando não há expediente bancário, as compensações bancárias não são efetivadas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, orienta a Febraban.
Os meios eletrônicos são uma alternativa aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.