
Bahia terá maior ponte da América Latina, com injeção de R$ 11 bi
Construção terá 12,4 km de extensão e vai contar com investimento chinês
O estado da Bahia iniciará a maior uma das maiores obras de infraestrutura da história do país a partir de 2026. A construção da Ponte Salvador-Itaparica, com 12,4 km de extensão sobre o mar, será a maior da América Latina e uma das maiores do mundo quando estiver concluída.
O consórcio chinês responsável pela obra confirmou o começo da construção para junho de 2026, após conclusão do projeto executivo e da plataforma provisória. O projeto terá um investimento de R$ 11 bilhões de duas empresas chinesas de construção.
O projeto
DivulgaçãoPonte será a maior da América Latina em extensão sobre a água
Segundo o site oficial da construtora da Ponta Salvador-Itaparica, o projeto prevê uma série de obras viárias para integrar a ligação entre os dois municípios. Em Salvador, serão construídos acessos entre os bairros da Calçada e Água de Meninos, incluindo viadutos e dois túneis paralelos aos já existentes na Via Expressa.
A construção da ponte deve ocorrer em três etapas: um trecho de 4,6 km na aproximação da Ilha de Itaparica, outro de 6,9 km na chegada a Salvador e um trecho estaiado de 900 metros, com altura de 85 metros acima do nível do mar.
Na Ilha de Itaparica, está prevista ainda a implantação de um sistema viário de cerca de 30 km, ligando a cabeceira da nova via até a Ponte do Funil, com a construção de viadutos em três interseções. O projeto também inclui a recuperação e duplicação da BA-001, no trecho que vai de Cacha Prego até a Ponte do Funil.
Investimento
Além da dimensão do projeto, a ponte também se destaca pela participação de empresas da China. A construção ficará a cargo das gigantes mundiais da construção China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC), duas das maiores empresas de infraestrutura do mundo.
Leia também
Advogada morre após acidente com caminhão de lixo na Bahia
Terremoto no Afeganistão deixa mais de 800 mortos e 2.800 feridos
Avião do McDonald’s virou atração turística
Ambas venceram juntas o leilão do projeto em dezembro de 2019, firmando contrato com o governo baiano em 2020. Em comparação com outras pontes, a da Bahia terá extensão próxima à da Vasco da Gama, em Portugal (12,3 km), e só ficará atrás de estruturas gigantes como a Ponte Incheon, na Coreia do Sul (21,3 km). Atualmente, a maior ponte do Brasil é a Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, com 8,8 km de extensão sobre a água.
A ponte terá pistas duplas nos dois sentidos, com duas faixas de rolamento e uma terceira faixa usada como acostamento. Pela sua dimensão, a obra deve mudar a logística em toda a Bahia, encurtando em cerca de 250 km o percurso entre os dois municípios.