
Avançar o sinal vermelho é liberado em Maceió; saiba os horários
Condutores ainda devem obedecer os limites de velocidade das vias. Código Brasileiro de Trânsito diz que avançar o sinal vermelho é uma infração gravíssima com multa de R$293,47 e 7 pontos na carteira.
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) divulgou que haverá uma tolerância para motoristas e motociclistas que avançarem os semáforos entre 23h às 5h. O objetivo do órgão é reduzir a criminalidade contra condutores que trafegam pela madrugada em Maceió. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, avançar o sinal vermelho é infração gravíssima com multa de R$293,47 e 7 pontos na carteira.
Durante o horário previsto, a fiscalização eletrônica ainda irá captar dados dos veículos nos pontos de travessia com semáforos e cruzamentos. Porém, os condutores devem seguir as recomendações do órgão e obedecer os limites de velocidade das vias.
"Com o crescimento das cidades, algumas medidas se tornam necessárias para combater crimes e muitas vezes a simples parada em um horário mais tardio, que deixam o condutor e quem está no veículo expostos a atos criminosos. Com isso tomamos essa decisão para um movimento que já é adotado em outras cidades do país", disse André de Alcântara Costa, vice-diretor da DMTT.
O g1 questionou o DMTT sobre a portaria "passar por cima" da legislação federal, ou seja, o órgão está liberando avançar o sinal vermelho, sendo que o próprio Código de Trânsito Brasileiro diz que é uma infração gravíssima com multa para os motoristas flagrados, e aguarda resposta.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
O que deve ser feito na nova medida
Após às 23h e antes das 5h, o motorista que se aproximar de um cruzamento com semáforo que esteja vermelho deverá parar antes da faixa de retenção. Em seguida, o condutor do veículo deve observar o entorno e verificar se há como fazer a travessia com segurança. Caso não tiver como fazer o avanço, a orientação é obedecer a sinalização do local.
A DMTT ressalta que, caso haja um avanço fora do horário determinado ou que ofereça riscos à população e aos condutores, será lavrada uma autuação para o infrator.
Os equipamentos de fiscalização irão coletar dados do período previsto, que podem fazer possíveis mudanças do tempo de tolerância ou implantar ações nas vias.