Assine a newsletter
Atenção Domiciliar assiste pacientes acamados em Maceió
Divulgação
Maceió

Atenção Domiciliar assiste pacientes acamados em Maceió

Redação com assessoria

A Secretaria de Saúde de Maceió oferece, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), assistência em casa para pacientes acamados que recebem alta hospitalar, garantindo continuidade do cuidado e apoio especializado. Integrado ao programa Melhor em Casa, o SAD atende pessoas com doenças crônicas, lesões e sequelas, com equipes multiprofissionais que realizam visitas diárias e acompanham a evolução clínica. O serviço pode ser solicitado na sede do SAD ou por telefone, mediante apresentação dos documentos básicos do paciente.

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) dispõe de serviço domiciliar para pacientes acamados que recebem alta hospitalar, mas ainda necessitam de cuidados médicos especializados em casa. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) oferece assistência contínua e segura, garantindo que esses usuários do SUS tenham acompanhamento adequado para a recuperação e reabilitação no próprio ambiente familiar.

Integrado ao programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, o serviço oferece acompanhamento a pessoas com doenças crônicas, lesões de difícil cicatrização, sequelas de AVC e outras condições, além de atuar na desospitalização e reabilitação. As visitas das equipes acontecem diariamente, garantindo uma transição segura do hospital para o domicílio e assegurando a continuidade do cuidado aos pacientes acamados. 

Segundo a coordenadora do SAD, Júlia de Carvalho, o atendimento é temporário e segue até que o paciente apresente evolução clínica. Ela destaca a importância da capacitação do cuidador, realizada pela equipe multiprofissional.

“As equipes do SAD atuam em articulação com hospitais e UPAs, identificando pacientes com previsão de alta e organizando a continuidade do tratamento em casa. Quando necessário, usuários também podem ser encaminhados pela Atenção Primária”, destaca Júlia de Carvalho. 

Atualmente, 10 equipes atendem todas as regiões da capital, sendo nove EMADs — compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas — responsáveis pelo primeiro atendimento e acompanhamento semanal. O serviço também conta com EMAPs, formadas por assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e odontólogos, que auxiliam casos mais complexos.

Como acessar o serviço

O SAD é aberto à população que se enquadra nos critérios do programa. Para solicitar, basta comparecer à sede na Rua Barão de Alagoas, 311, Centro, ou entrar em contato pelos telefones (82) 3315-5464 e (82) 9 9612-6579.

Para o cadastro, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Caso o paciente não atenda aos requisitos, será orientado para outra área da Rede de Atenção, garantindo o atendimento adequado.

Redação com assessoria

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas