Assine a newsletter
As 10 praias brasileiras mais fotografadas, segundo o Google Maps
Piscinas naturais no mar de Maragogi, em Alagoas — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Turismo

As 10 praias brasileiras mais fotografadas, segundo o Google Maps

G1

Ranking foi elaborado com base no número de fotos incluídas por usuários em praias registradas no site, entre 2010 e 2025.

O Google Maps divulgou a lista das 10 praias mais fotografadas do Brasil.

🔎 O Google Maps é um mapa digital onde as pessoas podem adicionar localizações, fazer comentários e incluir fotos.

O ranking foi feito com base no número de fotos enviadas por usuários em cada praia, entre 2010 e janeiro de 2025, aproximadamente.

Confira a lista abaixo.

1. Praia das Laranjeiras, Balneário Camboriú (SC)

Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú — Foto: Rafa Tecchio/WikipédiaPraia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú — Foto: Rafa Tecchio/Wikipédia

A Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú, é uma das mais procuradas e badaladas do litoral norte catarinense. É uma das paradas para aqueles que fazem o passeio de teleférico do Parque Unipraias, que conecta pontos de Balneário. No Google Maps, ela tem mais de 40 mil avaliações, com nota média de 4,7 (de 0 a 5).

2. Praia Guarda do Embaú, Palhoça (SC)

Guarda do Embaú — Foto: Gabriela Machado/RBS TVGuarda do Embaú — Foto: Gabriela Machado/RBS TV

A praia da Guarda do Embaú fica em Palhoça, a 46 km de Florianópolis. Está localizada ao lado do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação do estado de Santa Catarina.

Ela também foi considerada "Reserva Mundial de Surfe", ao receber o certificado concedido pelo programa da ONG Save The Waves Coalition. O local também costuma receber visitas de baleias-francas.

3. Praia Martim de Sá, Caraguatatuba (SP)

Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba (SP) — Foto: Divulgação/Prefeitura de CaraguatatubaPraia Martim de Sá, em Caraguatatuba (SP) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba

Localizada na cidade de Caraguatatuba, vizinha de Ubatuba, a praia de Martim de Sá é uma das mais conhecidas do Litoral Norte de São Paulo.

O local conta com estrutura de quiosques e atividades como caiaque, banana-boat e stand-up paddle.

4. Praia do Forte, Cabo Frio (RJ)

Turistas aproveitando o sol na praia do Forte, em Cabo Frio — Foto: Mariana Couto/g1Turistas aproveitando o sol na praia do Forte, em Cabo Frio — Foto: Mariana Couto/g1

Esta também é uma praia bastante procurada desta cidade da Região dos Lagos. Recentemente, a prefeitura de Cabo Frio estabeleceu regras para reordenar o comércio no local, limitando o número de cadeiras e guarda-sóis de cada barraca.

5. Orla Brigitte Bardot, Armação dos Búzios (RJ)

Estátua de Brigitte Bardot na orla que leva o nome da atriz em Búzios — Foto: Sergio Quissak/Prefeitura de BúziosEstátua de Brigitte Bardot na orla que leva o nome da atriz em Búzios — Foto: Sergio Quissak/Prefeitura de Búzios

Este é o ponto turístico mais conhecido da cidade do litoral fluminense. A estátua em homenagem à atriz Brigitte Bardot existe para relembrar como a visita da artista francesa, na década de 60, e impulsiona o turismo local até hoje. Na época, Búzios era uma aldeia de pescadores.

6. Praia Ponta das Canas, Florianópolis (SC)

Praia de Ponta das Canas, em Florianópolis — Foto: Silvio Yoshio Sato/VC no G1Praia de Ponta das Canas, em Florianópolis — Foto: Silvio Yoshio Sato/VC no G1

Localizada ao norte da Ilha de Santa Catarina, a Praia Ponta das Canas é conhecida por sua atmosfera tranquila e familiar. Suas águas calmas e areia branca e fofa são características marcantes da região.

7. Praia de Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália (BA)

A Praia de Coroa Vermelha fica em Santa Cruz Cabrália  — Foto: DivulgaçãoA Praia de Coroa Vermelha fica em Santa Cruz Cabrália — Foto: Divulgação

A Praia de Coroa Vermelha está localizada na cidade de Santa Cruz Cabrália, um dos principais destinos turísticos do sul da Bahia. Além de suas belezas naturais, a praia também oferece atrativos históricos, sendo conhecida como o local onde foi celebrada a primeira missa no Brasil.

8. Praia Barra da Lagoa, Florianópolis (SC)

Barra da Lagoa, Florianópolis — Foto: Prefeitura de Florianópolis/ DivulgaçãoBarra da Lagoa, Florianópolis — Foto: Prefeitura de Florianópolis/ Divulgação

A Barra da Lagoa é um tradicional local com pescadores e moradores. O destaque fica para o canal da Barra, onde também é possível mergulhar. Na praia, o mar não é muito agitado.

O local também tem restaurantes tradicionais de Florianópolis. E, no bairro, tem também o Projeto Tamar, fundação que atua na conservação da vida marinha. No local, é possível ver diversas espécies de tartarugas e aprender sobre o meio ambiente.

9. Pontal do Maragogi, Maragogi (AL)

Piscinas naturais no mar de Maragogi, em Alagoas — Foto: Reprodução/TV GazetaPiscinas naturais no mar de Maragogi, em Alagoas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O Pontal do Maragogi fica na cidade do mesmo nome, que, devido à sua areia branca e águas cristalinas, também é conhecida como Caribe Brasileiro. Por lá, durante a maré baixa, é possível fazer passeios de barco até as piscinas naturais, que surgem em meio aos corais.

Em janeiro, a Justiça Federal de Alagoas determinou a suspensão de visitas e passeios à Lagoa Azul, em Maragogi, após Ministério Público Federal (MPF) apontando ação do risco à biodiversidade, especialmente aos recifes de corais.

10. Praia do Atalaia, Salinópolis (PA)

Praia do Atalaia, em Salinópolis (PA) — Foto: Divulgação/Prefeitura de SalinópolisPraia do Atalaia, em Salinópolis (PA) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Salinópolis

O local também é "berço" de tartarugas-marinhas. Por isso, a entrada de carros pode ser proibida temporariamente. Uma parte da praia está na Zona de Amortecimento do Monumento Natural Atalaia, uma das 27 Unidades de Conservação do Pará.

G1

Notícias relacionadas