Artistas pedem espaço na televisão em campanha: ‘Lugar de veterano é no set’
Artistas veteranos da televisão brasileira lançaram nesta quarta-feira (17) a campanha #EuQueroVeteranoNaTV para combater o etarismo no audiovisual e cobrar mais espaço para profissionais experientes nas produções atuais. A iniciativa, idealizada pelo empresário Marcus Montenegro, reúne nomes consagrados da dramaturgia e busca valorizar o papel dos veteranos na construção da identidade cultural do país, defendendo sua presença ativa e em papéis de destaque na TV.
Artistas renomados que ajudaram a construir a história da televisão brasileira decidiram se mobilizar em uma ação coletiva para cobrar maior representatividade de profissionais experientes nas produções atuais. Lançada nesta quarta-feira, 17, a campanha reúne atores e atrizes que atravessaram gerações na TV e tem como principal bandeira o enfrentamento do etarismo no audiovisual.
No vídeo divulgado pelo movimento, nomes como Nathalia Timberg, Ana Beatriz Nogueira, Ana Lúcia Torre, Analu Prestes, Angela Vieira, André Mattos, Beth Goulart, Ernani Moraes, Fabiana Karla, Leona Cavalli, Luíza Tomé, Helena Fernandes, Nívea Maria, Stênio Garcia, Suely Franco e Suzana Pires aparecem lado a lado para fortalecer a causa, identificada pela hashta#EuQueroVeteranoNaTV.
A iniciativa partiu do empresário artístico Marcus Montenegro, que ressalta o papel fundamental dos veteranos na formação da identidade cultural do país. De acordo com ele, a proposta é provocar o debate sobre o preconceito relacionado à idade dentro da indústria audiovisual e aproximar novamente o público de artistas que fizeram história na dramaturgia nacional.
“Lugar de veterano é no set, no palco e, principalmente, no papel principal!”, declarou Montenegro ao divulgar a mobilização nas redes sociais.