Assine a newsletter
Animais encontram lar através da Feira de Adoção
Divulgação
Maceió

Animais encontram lar através da Feira de Adoção

Assessoria

Neste domingo (23) ocorreu na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na altura do Palato Praia, das 8h às 16h. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Na ocasião, mais sete pets foram adotados, sendo seis animais que estavam abrigados temporariamente na UVZ e um pet da ONG Pata Voluntária, que também participou desta edição. 

As feiras de adoção tiveram início em outubro de 2021, e em um ano de realização da iniciativa já foi possível garantir acolhimento para 265 animais, entre cães e gatos. A UVZ participou da ação, e além de atender os visitantes da feira em conjunto com o GGI-CA, a equipe aplicou doses de vacina antirrábica nos pets que foram levados à feira pelos tutores. 

O Gabinete tem desenvolvido ações de apoio às ONGs e aos protetores independentes. No domingo, os animais da ONG Pata Voluntária participaram da feira.

A médica veterinária do Gabinete da Causa Animal, Caroline Vital, comentou sobre a importância da iniciativa. 

“Tendo em vista que os índices de natalidade vão ser sempre mais elevados do que os números de adoções é importante que as feiras continuem acontecendo de forma permanente para minimizar o número de animais abandonados”, relatou a veterinária. 

Nas edições das feiras de adoção a equipe passa todas as orientações relacionadas aos cuidados que são necessários ao longo da vida dos animais, para que os novos tutores façam o acolhimento dos pets de forma responsável e assegurem o compromisso de cuidar da saúde, proteção, defesa e bem-estar dos pets. 

Para adotar

Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade. Para mais informações sobre adoção, a população pode entrar em contato através do telefone (82) 98752-6505.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.

Já os filhotes passam por prévia avaliação médico veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.

O animal adotado recebe um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.

Assessoria

Notícias relacionadas