Assine a newsletter
Trump diz estar surpreso com condenação de Bolsonaro no STF
Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ao lado do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, em 2021 • Alan Santos/ PR
Brasil/Mundo

Trump diz estar surpreso com condenação de Bolsonaro no STF

CNN Brasil

Presidente dos Estados Unidos já havia chamado o caso contra Bolsonaro de "caça às bruxas" e criticado o Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (11) que está surpreso com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal) por plano de golpe de Estado.

"Eu assisti ao julgamento. Eu o conheço muito bem. Líder estrangeiro, ele era um bom... eu achava que ele era um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram", comentou Trump.

O líder dos EUA também disse estar "muito descontente" com a decisão do STF e elogiou Bolsonaro: "Eu sempre o achei muito direto, muito excepcional, na verdade, como homem, um homem muito excepcional. Eu acho que é uma coisa terrível. Muito terrível. Acho que é muito ruim para o Brasil”, afirmou.

O presidente americano já havia chamado o caso contra Bolsonaro de "caça às bruxas" e criticado duramente o Brasil, aplicando tarifas contra o país e sanções contra Alexandre de Moraes, relator do caso no STF.

Leia Mais:

Bolsonaro foi considerado culpado por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, criticou o que chamou de "perseguições políticas lideradas pelo sancionado por violações de direitos humanos Alexandre de Moraes".

Ele destacou ainda que os Estados Unidos responderão adequadamente "a essa 'caça às bruxas'”.

Eduardo Bolsonaro espera mais sanções

Em entrevista à Reuters, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, afirmou que espera que mais sanções sejam aplicadas pelos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

O parlamentar alertou que todos os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que votaram pela condenação do pai podem enfrentar sanções sob a Lei Magnitsky, que já foi aplicada anteriormente pelo governo Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Nota: em uma primeira versão, a agência de notícias Reuters informou que Donald Trump disse estar insatisfeito com a condenação de Jair Bolsonaro. O material foi alterado após revisão.

CNN Brasil

Notícias relacionadas