
Advogada e gerente do INSS são alvos da PF contra esquema de fraudes na BA
Operação apreendeu veículos, eletrônicos e cerca de R$ 15 mil em espécie
Uma advogada e um gerente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram alvos da Polícia Federal, nesta terça-feira (23), em cidades da Bahia e no Rio de Janeiro. O grupo é suspeito de liberar benefícios previdenciários de forma irregular e lavar o dinheiro obtido com o esquema.
De acordo com a PF, a advogada já havia sido investigada na primeira fase da operação Raízes de Papel. Ela usava a influência de um gerente do INSS para facilitar transações internas e viabilizar as concessões fraudulentas. As irregularidades ocorreram em Juazeiro e Sobradinho, no norte da Bahia, e também no Rio de Janeiro.
As investigações apontam que os suspeitos utilizavam pagamentos indevidos a servidores públicos e expedientes de ocultação de patrimônio para lavar o dinheiro das fraudes.
Leia Mais
Detentos podem ser liberados para apoiar na limpeza após chuvas em SP
MP denuncia cinco envolvidos na tentativa de homicídio de Vinícius Drumond
Polícia Civil prende “Semente”, líder do tráfico do TCP em Vargem Grande
Durante a operação, a PF apreendeu cinco veículos, quatro celulares, um notebook, dois HDs externos, além de R$ 15,7 mil em espécie.
Além das buscas, a Justiça determinou medidas restritivas contra a advogada investigada. Ela foi proibida de sair do país, teve o passaporte apreendido, está impedida de entrar em agências do INSS e de atuar em processos previdenciários.
Advogada e gerente do INSS são alvos da PF contra esquema de fraudes na Bahia e no Rio • Divulgação
O servidor alvo da operação também foi afastado do cargo. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Em nota, a PF informou ainda que a ação contou com apoio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social e reforçou que a operação tem o objetivo de desarticular um grupo especializado em fraudar benefícios e promover lavagem de dinheiro.