Acidente entre dois trens deixa dezenas de mortos na Espanha
Uma colisão entre dois trens de alta velocidade no sul da Espanha, perto de Adamuz, matou ao menos 21 pessoas e deixou mais de 70 feridas após um dos trens descarrilar e invadir a linha contrária. Cerca de 400 passageiros estavam nas composições, e equipes de resgate enfrentaram dificuldades devido às carruagens retorcidas, com pessoas presas. O acidente levou à suspensão dos serviços de alta velocidade entre Madri e cidades da Andaluzia, enquanto autoridades prestam apoio às vítimas e familiares.
Uma colisão entre dois trens de alta velocidade que transportavam centenas de passageiros no sul da Espanha matou pelo menos 21 pessoas e deixou mais de 70 feridas neste domingo (19/01), segundo informaram os serviços de emergência do país.
O desastre ocorreu quando um trem de alta velocidade, viajando de Málaga para Madri, descarrilou perto de Adamuz, atravessando para outra linha e atingindo um trem que vinha em sentido contrário, informou a operadora ferroviária espanhola Adif. A mídia espanhola afirmou que o número de feridos poderia chegar a 100, com passageiros ainda presos nas carruagens.
“O problema é que as carruagens estão torcidas, então o metal está retorcido com pessoas dentro”, disse Francisco Carmona, chefe dos bombeiros em Córdoba, à emissora pública RTVE. “Até tivemos que remover um morto para conseguir alcançar alguém vivo. É um trabalho difícil e delicado”, acrescentou.
Uma testemunha disse à RTVE que uma das carruagens do primeiro trem havia capotado completamente. Imagens de televisão mostraram equipes médicas e de bombeiros no local. Um jornalista da emissora pública RNE, que viajava em um dos trens, disse que o impacto pareceu um terremoto. Passageiros usaram martelos de emergência para quebrar os vidros do vagão e sair, relatou.
“Um filme de horror”
Lucas Meriako, que viajava no primeiro trem que descarrilou, disse à rede de TV La Sexta que tudo “parece um filme de horror”. “Sentimos um impacto muito forte por trás e a sensação de que o trem inteiro iria desmoronar, quebrar… havia muitos feridos por causa dos vidros,” contou. A mídia espanhola estimou que cerca de 400 pessoas estavam nos dois trens.
Os serviços de alta velocidade entre Madri e as cidades andaluzas de Córdoba, Sevilha, Málaga e Huelva ficarão suspensos pelo menos durante toda a segunda-feira, anunciou a Adif. Espaços foram preparados nas estações de Madri, Sevilha, Córdoba, Málaga e Huelva para atender familiares das vítimas. A Espanha possui a maior rede de trens de alta velocidade da Europa, com mais de 3 mil de linhas dedicadas, conectando cidades como Madrid, Barcelona, Sevilha, Valência e Málaga.