Assine a newsletter
Abertura da Campanha Outubro Rosa mobiliza mulheres no Biu
Divulgação
Saúde

Abertura da Campanha Outubro Rosa mobiliza mulheres no Biu

Assessoria

Usuárias da URS Hamilton Falcão fazem exames de mamografia

A abertura da campanha Outubro Rosa foi realizada na URS Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, nesta quarta-feira (2). Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde municipais e outros espaços vão promover atividades de educação e prevenção, além de facilitar o acesso a exames de mamografia para combater o câncer de mama.

A programação contou com palestras em salas de espera sobre mitos e verdades acerca do câncer de mama, maneiras de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

As participantes também assistiram a apresentação musical da banda da Guarda Civil Municipal de Maceió. Com agendamento prévio, usuárias fizeram exames de mamografia na unidade de saúde.

Eliane Melo foi uma das usuárias que estavam à espera de realizar a mamografia. Ela, que já tirou nódulos na mama, afirma que é muito importante que as mulheres se cuidem e façam sempre seus exames preventivos.

“Eu descobri logo no começo, pois estava sempre me cuidando e fazendo meus exames e isso foi muito importante para que isso não evoluísse para uma doença pior”, afirma.

O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, esteve presente na ação e destacou que a campanha deve ser apenas um momento para chamar a atenção das mulheres, mas que a prevenção deve ocorrer durante todo o ano.

“A prevenção evita um problema maior, uma mutilação, internação. Então, é preciso que as mulheres despertem para esse cuidado, façam o autoexame e procurem as Unidades de Saúde, pois estamos prontos para atendê-las”.

A coordenadora técnica de Saúde da Mulher da SMS destaca que durante todo o mês serão realizadas diversas atividades nas unidades de saúde e atividades extramuros, como na orla, marítima, no Centro e também o acesso à mamografia de forma mais facilitada.

“Temos na nossa rede municipal o suficiente para atender a todas as mulheres. Aqui no Hamilton temos um serviço de mamografia próprio. Então, qualquer mulher que chegar aqui será acolhida e será feito o exame”, explica Suzângela Mendonça.

Assessoria

Notícias relacionadas