Assine a newsletter
A Geração Z e os encontros 0800
Foto: Divulgação
Artigos Diversos

A Geração Z e os encontros 0800

Assessoria
Artigos Diversos
Artigos Diversos

Mais da metade dos jovens de 18 a 28 anos substitui jantares caros por cafés e passeios gratuitos

Um recente estudo do Bank of America constatou que a maioria dos jovens da Geração Z não gasta um centavo em encontros. Esse movimento, alinhado à economia financeira dessa geração, contrasta com o crescimento da hipergamia, mais conhecida como modelo de relacionamento Sugar, em que os homens tem poder aquisitivo maior e proporcionam jantares, viagens e presentes para as mulheres, chamadas de Sugar Babies.

A pesquisa foi realizada com mais de 900 jovens de 18 a 28 anos e revelou que 53% dos homens não gasta nada com encontros por mês, enquanto entre os que investem, 25% mantêm despesas abaixo de US$ 100. Além disso, cerca de 66% afirmam não ceder à pressão para gastar além do orçamento e preferem falar sobre dinheiro já nos primeiros encontros. Para economizar, os jovens tem trocado jantares caros por cafés, piqueniques em parques, eventos gratuitos e até encontros em casa.

Em contrapartida, existe outro fenômeno em ascensão: a hipergamia. Nessa dinâmica, os homens oferecem jantares sofisticados, viagens em classe executiva, estadias em hotéis de luxo, presentes caros e até mentoria de carreira para as mulheres. "A relação com alguém mais rico, experiente e gentil, um cavalheiro, sempre foi a escolha de pessoas que procuram se cercar de quem soma na vida. As mulheres estão à procura de relacionamentos sinceros, leves e maduros”, destaca Caio Bittencourt, especialista em relacionamento do MeuPatrocínio.

Enquanto a Geração Z redefine o conceito de romance apostando em conexões emocionais a baixo custo e planejamento financeiro rigoroso, o crescimento do modelo de relacionamento Sugar revela que ainda há espaço e desejo por experiências luxuosas e imediatas. Os dois movimentos, embora opostos, são reflexos das novas formas de encarar relacionamentos na era contemporânea.

Para Caio, muitas pessoas hoje estão descobrindo que a busca pela felicidade pode estar mais intimamente ligada à estabilidade financeira do que se imaginava. “O dinheiro não só traz felicidade mas a falta dele muito provavelmente vai trazer problemas para a vida conjugal. Por isso, mulheres hoje buscam homens bem-sucedidos, mais maduros e experientes, o famoso Sugar Daddy”, finaliza.

Assessoria

Notícias relacionadas