Assine a newsletter
5ª edição do “Praça Literária” encanta alunos da rede de ensino público em Alagoas
Divulgação
Cultura

5ª edição do “Praça Literária” encanta alunos da rede de ensino público em Alagoas

Agência Brasil

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos realizou, na quarta-feira (25), mais uma edição do projeto cultural Praça Literária. A proposta da atividade educacional é fomentar o incentivo e o acesso à leitura por meio da recreação do universo mágico literário.

A iniciativa faz parte da comemoração da Semana Nacional do Livro e das Bibliotecas e reuniu mais de 200 alunos da rede de ensino estadual e municipal, no Espaço Agenda, localizado no Barro Duro. A pedagoga Luzia Rodrigues, do programa Cidadania e Justiça na Escola, coordenado pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), disse que atividades como essa estimulam o aprendizado e afetam o contexto social do aluno. “É muito gratificante fazer parte deste evento e ver os olhos brilhando de cada criança que participa e interage. A gente sabe que essa ação vai ajudar no desenvolvimento da linguagem, da escrita, do convívio social e até mesmo do emocional deles”, comentou.

O evento foi marcado com muita cor, diversão, música, brincadeiras, contação de histórias, biblioteca móvel, e um enorme acervo de livros que encantou a garota que estava presente apreciando cada ambiente do local. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, frisou a importância do projeto literário. "Nosso compromisso como Governo é incentivar e promover encontros como esse. Esta iniciativa da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos visa fomentar a leitura entre nossas crianças, e fico muito satisfeita com os resultados que estamos alcançando junto à comunidade alagoana”, destacou.

As atividades iniciaram com inúmeras contações de histórias e muita música. Em seguida, os alunos fizeram uma pequena pausa para consumir um lanche. Logo após, todos visitaram a Biblioteca Móvel da Semed para adentrar mais no universo dos livros e participaram de brincadeiras realizadas no pátio do local do evento.

O projeto Praça Literária está na sua 5ª edição e permite que diversas instituições públicas de ensino no estado consigam facilitar o acesso à leitura e envolver as crianças a buscarem mais livros para ler e desenvolver o seu conhecimento. A estudante Sarah Gabrielle, da Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade, localizada no Vergel do Lago, participou das atividades e relatou como foi a sua experiência. “Sair dos muros da escola e conhecer muitas histórias foi uma sensação boa. Eu gosto de ler e participar desse evento interativo e divertido me deixou muito feliz. Aqui é muito tranquilo e as pessoas são muito boas, principalmente as mulheres que contam as histórias”, disse.

“Nós contadoras de histórias nos alimentamos desse encontro com o outro e não tem coisa mais gratificante que essa troca com os adolescentes e com as crianças. Para a gente, estar aqui participando dessa ação com eles é muito prazeroso. Queremos despertar o gosto das crianças pela leitura e mostrar que há um universo a ser explorado”, comentou a responsável pelo setor de Rede de Bibliotecas do município de Maceió, Simone Souza.

O evento é uma realização da Biblioteca Graciliano Ramos em parceria com o Programa de Incentivo à Leitura (Proler), Espaço Agenda, Escola Superior da Magistratura (Esmal) e Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).

Agência Brasil

Notícias relacionadas