Assine a newsletter
Fachin encontra papa no Vaticano dias antes de assumir presidência do STF
Vatican Media Live
Política

Fachin encontra papa no Vaticano dias antes de assumir presidência do STF

Correio Braziliense

Ministro participa do Jubileu dos Operadores da Justiça e ouve mensagem do papa sobre igualdade e garantia de direitos

Às vésperas de tomar posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin teve neste sábado (20/9) um encontro simbólico com o papa Leão XIV no Vaticano. A audiência reuniu representantes de associações ligadas ao Direito de diferentes países para celebrar o Jubileu dos Operadores da Justiça.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Em discurso na Praça de São Pedro, o pontífice ressaltou a centralidade da Justiça na condução dos Estados, evocando Santo Agostinho. Segundo ele, a Justiça se concretiza quando se volta para os outros, garantindo a cada um o que lhe é devido e promovendo igualdade em dignidade e oportunidades. “A verdadeira igualdade é a possibilidade dada a todos de realizar suas aspirações e ver os direitos inerentes à sua dignidade assegurados por um sistema de valores comuns e compartilhados”, afirmou.

Além da audiência com o papa, Fachin acompanhou a pregação do arcebispo Juan Ignacio Arrieta sobre o tema “O operador da Justiça, instrumento da esperança”. As despesas de viagem foram custeadas pelo próprio ministro.

Posse no Supremo

Fachin assume a presidência do STF em 29 de setembro, após eleição simbólica em agosto. Alexandre de Moraes será o vice. O mandato vai até 2027, com cerimônia prevista para contar com o presidente Lula e autoridades dos Três Poderes.

Correio Braziliense

Notícias relacionadas